sáb, 2 de agosto de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Sesc promove qualidade de vida e protagonismo para pessoas com mais de 50 anos em Sant’Ana do Livramento

Maturidade Ativa

Em Sant’Ana do Livramento, o grupo da Maturidade Ativa do Sesc atua desde 10 de julho de 2008, visando oferecer mais qualidade de vida para pessoas com 50 anos ou mais. A iniciativa faz parte de um programa estadual presente em mais de 50 cidades, que promove o envelhecimento ativo por meio de ações que valorizam a saúde, a segurança e a participação social.

Mais do que uma série de atividades, o projeto é um verdadeiro movimento social, baseado em uma metodologia participativa. Os próprios integrantes contribuem com ideias, se organizam em grupos e desenvolvem ações comunitárias, solidárias e culturais. As vivências acontecem todos os dias no Sesc e envolvem uma variedade de temas que estimulam o corpo, a mente e os vínculos sociais.

Entre as atividades oferecidas em Livramento estão vivência de canto, roda de samba, roda de memória, tecnologia, tricô, alongamento, macramê e dança. Além disso, o grupo realiza encontros de integração, passeios culturais, rodas de conversa, oficinas e campanhas sociais.

Para participar, basta ir até o Sesc de Sant’Ana do Livramento e realizar um cadastro. A participação é gratuita, e todas as pessoas a partir dos 50 anos podem se inscrever.

As diretrizes do Maturidade Ativa seguem o Plano Internacional para o Envelhecimento da ONU, que propõe estratégias para garantir um envelhecimento saudável, com autonomia, dignidade e integração. Em Livramento, essa proposta se concretiza todos os dias, com a participação ativa dos idosos e o apoio da equipe do Sesc.

Com mais de 15 anos de atuação no município, o Maturidade Ativa já impactou a vida de centenas de pessoas, mostrando que envelhecer pode ser sinônimo de aprendizado, convivência e novas possibilidades.

Endereço: Rua Brigadeiro David Canabarro, nº 650
Telefone: (55) 3242-3210
WhatsApp (55) 99163-1142
@
sescsantanadolivramento

Facebook: Sesc Santana do Livramento

Ações do TCE-RS geram economia superior a R$ 1 milhão em obra de pavimentação

  Mais de R$ 1 milhão foram economizados no processo de contratação de obra de pavimentação na ERS 142, em Não-Me-Toque, a partir dos trabalhos do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS). As ações de auditoria foram feitas através dos Serviços Regionais de Auditoria de Passo Fundo (SRPF) e de Erechim (SREC). A concorrência previa a contratação